Que presente você daria para seu maior herói? Aí está uma pergunta difícil. É complicada a missão de homenagear aquela pessoa que foi sua referencia na juventude. Mas Hollywood decidiu dar aos maiores personagens da história do cinema um presente desprezível: remakes de suas obras.
Um remake é uma regravação de algo que já foi feito antes, mesmo que sua história seja modificada. Até certo ponto, a idéia não é ruim, pois alguns filmes antigos tinham um ótimo roteiro, mas não possuíam bons efeitos especiais. Portanto, na teoria um remake é uma coisa boa, pois serviria para aprimorar a qualidade dos efeitos especiais ou para corrigir um problema original de divulgação do filme que o fez não ter o sucesso que ele merecia. Mas, muitos estúdios estão fazendo remakes de obras perfeitas. O motivo é bem óbvio: obras-primas são raras e sucessos que voltam a tona lotam os cinemas. O problema é que a qualidade dos remakes dificilmente supera a dos originais.
Um exemplo bem recente disso é o filme Fúria de Titãs que reconta em 3D a história do filme de 1981. Nos EUA, o filme é considerado um sucesso de bilheteria. Antes mesmo de chegar ao Brasil havia arrecadado 388 milhões de dólares, levando a Warner Bros. A planejar o lançamento de “Fúria de Titãs 2″ na primavera americana de 2012. Mas, apesar dos efeitos especiais encherem os olhos, os fãs ficaram decepcionados com o enredo. A história básica é a mesma: o semi-deus Perseu (Sam Worthington), filho de Zeus (Liam Neeson), enfrenta demônios e bestas para salvar a bela Princesa Andrômeda (Alexa Davalos). O problema é que capricharam muito nos efeitos especiais e nas batalhas, mas não deram muita importância aos personagens. Perseu não é mais aquele personagem romântico e cativante; acabou ficando arrogante e prepotente. A Princesa Andrômeda pouco apareceu no filme e os guerreiros que acompanhavam Perseu tiveram fraca participação.
E é dessa forma que Hollywood vai sobrevivendo: com sucessos nas bilheterias e fiascos nas críticas, com filmes que lucram bilhões e decepcionam milhões. O próximo remake, que estréia em 27 de agosto no Brasil, é Karatê Kid, estrelado por Jackie Chan (A hora do rush) e Jaden Smith (filho de Will Smith) e dirigido por Harald Zwart (A pantera cor de rosa 2). Só nos resta esperar e torcer que ele entre para a pequena lista de remakes que agradaram a gregos e troianos.
Gênero: Ação
Origem: EUA
Estréia: EUA - 2 de abril de 2010
Estréia: Brasil - 21 de maio de 2010
Estúdio: Warner Bros.
Elenco
Sam Worthington (Perseus)
Liam Neeson (Zeus)
Ralph Fiennes (Hades)
Gemma Arterton (Io)
Izabella Miko (Athena)
Mads Mikkelsen (Draco)
Alexa Davalos (Andromeda)
Mads Mikkelsen (Draco)
Alexa Davalos (Andromeda)
Nenhum comentário:
Postar um comentário