sábado, 14 de fevereiro de 2009

A SALVAÇÃO DO PLANETA

Desde os primeiros livros de H. G. Wells, a ficção cientifica tem como proposta não apenas mostrar aventuras fantásticas num futuro onde avançadas tecnologias farão parte da vida do homem comum, mas também mostrar as más conseqüências dos atos devassos do homem sobre a Terra. Nesta onda, o cinema tem mostrado a aniquilação humana por diferentes meios, entre os mais comuns estão os desastres naturais, guerras com armamentos poderosos e invasões alienígenas. É sobre este terceiro motivo o enfoque do filme O Dia em que a Terra Parou, uma refilmagem do clássico da ficção científica de 1951 baseada no conto de Harry Bates.
O filme conta a estória do alienígena Klaatu (Keanu Reeves) e seu acompanhante, um robô gigante, que viajam com a missão de salvar o planeta das ações humanas. Vindo na forma humana, Klaatu tem de decidir se deve exterminar a raça humana ou dar-lhe outra chance. Sua decisão parece obvia quando é perseguido pelo governo americano que o considera uma ameaça (alega que, em todo contato entre civilizações de nível de desenvolvimento diferente, a mais fraca é escravizada, sendo que, desta vez os mais fracos somos nós). A partir daí, a nossa única esperança passa a ser Helen Benson (Jennifer Connelly) que quer ajudar Klaatu e fazê-lo mudar de idéia sobre a destruição da raça humana.

Ficha Técnica
O Dia Em Que a Terra Parou
(The Day the Earth Stood Still, 2008)
Duração: 103 min
Origem: EUA
Estréia - EUA: 12 de Dezembro de 2008
Estréia - Brasil: 09 de Janeiro de 2009
Estúdio: 20th Century Fox
Direção: Scott Derrickson

Elenco - Personagem
Keanu Reeves - Klaatu
Jennifer Connelly - Helen Benson
Jaden Smith - Jacob Benson
John Cleese - Dr. Barnhardt
Kathy Bates - Regina Jackson
Jon Hamm - Michael Granier
John Cleese - Professor Barnhardt
Kyle Chandler - John Driscoll
Robert Knepper - Coronel
James Hong - Mr. Wu




Você se Lembra...

Klaatu não é o primeiro alienígena a assumir a forma humana para nos visitar. Em K-PAX - O CAMINHO DA LUZ, Kevin Spacey está na pele de Prot, um et inofensivo, detido num hospital psiquiatrico em Nova York. Prot diz que está numa missão de levantamento de dados e, pacientemente, explica como as suas experiências na Terra contrastam com a vida em K-PAX. Ele encontra muita coisa que gosta aqui, mas diz que voltará para casa antes que termine o verão. À medida que vai se aproximando o dia de sua anunciada partida, todos os pacientes do hospital mostram o desejo de ir com ele. A descrição que Prot faz da vida em um planeta a mil anos-luz de distância despertou um sentido de possibilidade entre eles.

Nenhum comentário:

Postar um comentário