sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

BOB MARLEY TRIBUTE

Bob Marley foi sem duvida o rei do reggae. Foi ele quem ensinou não só um estilo musical, mas uma ideologia e um modo de vida. É difícil descrever o bem que ele fez.
Bob Marly cresceu em Kingston, onde pôde experimentar musicas, canções e ritmos. A musica lhe deu poder de fugir da violência e da pobreza de Kingston. E pelo profundo entendimento dos que o rodeavam, descobriu que podia articular os seus sonhos através da musica.

O que fez de Bob Marley um gênio foi sua capacidade de fazer parábolas e de cantar uma musica que pessoas de vidas diferentes pudessem se identificar. Eram musicas lógicas e de senso comum, como provérbios, mensagens de fé e aviso. Conseguiu conscientizar a todos dos males, alegrias e sonhos da humanidade. Não importa a raça ou etnia, Bob considerava a humanidade uma irmandade. Suas musicas refletiam as dificuldades dos jamaicanos oprimidos que tentavam fugir dos bairros de lata. O grito de Marley dava um alerta a todos os oprimidos do mundo a abandonarem a perversidade de Babilônia e tomarem o caminho de volta a terra santa da Etiópia.

Marley começou a ser visto como um profeta e sua influencia foi visada pelos políticos. Quando o primeiro ministro pediu para Bob fazer um concerto grátis, ele concordou. Na ilha, os conflitos de facções rivais crescia. Os políticos tentavam fazer de Bob Marley um peão na luta pelo poder. Com a proximidade das eleições, alguém achou que seria melhor tirar Bob de cena. Na noite de 25 de Abril de 1976, atiradores entraram em sua mansão e abriram fogo contra ele, sua esposa e seu empresário. Uma das coisas mais surpreendentes neste acontecimento foi o empresário levar um tiro por ele. Todos já vimos filmes que mostram seguranças americanos rodeando o presidente, prontos para levar uma bala. Mas dificilmente um empresário seria capaz de um ato desses. Não se importaria com uma estrela pop, pois tem muita gente talentosa por aí. Mas Bob Marley era único.

Durante sua breve vida, Bob Marley saiu dos guetos para se tornar um dos músicos mais influentes que o mundo já conheceu. Através de suas musicas e letras, conseguiu quase que sozinho levar para pessoas de todo o mundo o som do reggae e a mensagem dos rastafári. Nunca perdeu suas raízes nem sua visão de um mundo melhor e mais justo para todos.


“Meu pai, para mim, era um professor. As crianças prendem muito das palavras e do exemplo dos pais. Aprendemos muito de nosso pai só de ver o que se passava em sua volta. Foi um exemplo muito bom. Acreditar no que se faz, ser forte, não deixar se intimidar, não deixar ninguém nos faltar com o respeito.” – Ziggy Marley, filho de Bob Marley



“Transmitia sua mensagem através da musica, de que todas as pessoas deviam unir-se e viverem em comunidade. Seria bom se os irmãos vivessem em união. Era esse o desejo de Bob. É isso que faz o mundo girar. O amor.” – Cedella Booker, mãe de Bob Marley

Um comentário:

  1. Uma das músicas mais regravadas dele é essa:
    http://www.youtube.com/watch?v=_IIZPURwTK8&feature=related
    Um cover vale a pena ouvir quando acrescenta algo à versão original, um arranjo novo, um jeito novo de cantar que soma algo à versão original. Já ouvi várias versões dessa música, e senti em cada uma delas que o cantor realmente cantava com "alma". Fico surpreso ao ver como as pessoas conseguem cantá-la e renová-la, sempre.
    Atualmente a minha versão preferida dela está na gravação de Zizi Possi - Para inglês ver e ouvir. Chega a arrepiar a interpretação dela.
    Abs,
    Denis

    ResponderExcluir