sábado, 31 de janeiro de 2009

"LE MUSICIEN LE PLUS POÈTE QUI FUT JAMAIS"

Foi com esta frase que Franz Liszt se refere a Franz Schubert: "o mais poeta dos músicos de sempre". Embora sua genialidade seja reconhecida hoje em dia, Schubert foi mais um artista incompreendido pelos seus contemporâneos. E a primeira vista, o que se poderia esperar dele? Não era um anjo devasso como Mozart, nem tinha o temperamento vulcânico de Beethoven e muito menos a determinação e a coragem de Wagner. Era tímido, media 1,65m, usava pequenos e ridículos óculos ovais e, dizem, era péssimo pianista. Mas a primeira impressão das pessoas geralmente está equivocada. A musica de Schubert é repleta de improvisos geniais, além de conter muito romantismo e poesia.
No entanto sua obra continua a ser incompreendida, mesmo em nossos dias: embora seja cultuado por uma elite, ainda permanece desconhecido para a maioria. E eu não estou dizendo que é só um problema no sistema. O mesmo preconceito cultural existente no século dezessete permanece hoje em uma escala preocupante. Em nossa época, as pessoas não criticam os autores, mas suas próprias aptidões para ouvirem essas musicas. Têm o conceito de que musica erudita é coisa de pessoas ricas, ou estudadas, ou mesmo de homossexuais. Dessa forma diminuem a si próprios e não se permitem um crescimento pessoal. Não estou dizendo que todos devemos abandonar a cultura pop (que também sofre injustiças por ser considerada demasiada vazia), mas que pelo menos uma vez tentemos sentir novas emoções, conhecer outros estilos e nos apaixonar por novas demonstrações artísticas. Abaixo tem um vídeo da obra Erlkönig, uma das mais apreciadas em todo o mundo. Você também pode ouvir uma versão instrumental, clicando aqui.

Um comentário:

  1. Bom mesmo é poder ir do pop ao rock, do clássico ao moderno, do soul, blues ao erudito, a mente humana é complexa e rica demais para se limitar em um só tom. Podemos gostar mais do azul, mas só porque podemos compará-lo com outras cores. Música como essa eu gostaria de apreciar ao vivo.
    Abs,

    ResponderExcluir