terça-feira, 27 de janeiro de 2009

A MAIS IMPROVÁVEL DAS PAIXÕES

Essa semana eu fui assistir ao filme Crepúsculo, cheio de expectativas devido a tudo o que eu li e ouvi falar. A primeira coisa que me chamou a atenção ao ir ao cinema teve pouco a ver com o filme: foi o público. Um público formado quase que exclusivamente por adolescentes do sexo feminino na faixa dos 15 a 20 anos. Me senti um peixe fora d’água. Mas é esse o público alvo da diretora Catherine Hardwicke, que esteve a frente de outros filmes adolescentes como “Os Reis de Dogtown” e “Aos Treze”. Portanto, se você não atende a esses requisitos, entenderá muito bem o meu desconforto.

O filme mostra o improvável romance entre um vampiro e uma adolescente. É bom ter isso em mente ao assistir ao filme: trata-se de um romance adolescente. Portanto se você estiver esperando algo parecido com outros filmes de vampiro, você vai se decepcionar. Geralmente os filmes de vampiro mostram lutas fantásticas com muito sangue e mortes (um exemplo é a carnificina de Blade). Também costumam ter um ambiente negro e aterrorizador. Mas Crepúsculo não tem nada disso. Nem ao menos tem um vampiro extremamente sedutor ou cenas sensuais (como nos filmes clássicos do Drácula). É um romance num olhar adolescente: Bella passa por um momento de mudanças quando sua mãe se casa novamente e ela passa a morar com o seu pai na pequena cidade de Forks. Na nova escola ela conhece Edward e o amor acontece. O cenário nos lembra o seriado Smalville, pois se passa em uma cidade pequena onde coisas singulares acontecem devido a presença dos vampiros que tentam a todo o custo manter-se ocultos do resto do mundo.

Portanto é um bom filme, mas não se deve criar muitas expectativas em torno dele. Se você procura um filme com um romance consistente ou maduro, você ira se decepcionar. Se procura um filme com suspense, terror, ação ou mesmo com bons efeitos especiais, você irá se decepcionar. O filme é muito bom dentro daquilo que está disposto a mostrar: um romance adolescente e nada mais.
Ficha Técnica
Crepúsculo (Twilight, 2008)
Gênero: Romance
Duração: 120 min
Origem: EUA
Estréia - EUA: 21 de Novembro de 2008
Estréia - Brasil: 19 de Dezembro de 2008
Estúdio: Paris Filmes
Direção: Catherine Hardwicke





Um comentário:

  1. Oi vi o trailler do filme na net,deve ser lindo,no trailler deu pa perceber mesmo que passa longe dos filmes de vampiros lutas e coisa e tal,mas mesmo assim ,um romance por mais leve que seja é bem lgal,é uma pena que ainda não está em cartaz.
    Abrçssss
    Lilia*_*

    ResponderExcluir