quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

“UM CHECK-UP GERAL NA SITUAÇÃO”

“Acabei de dar um check-up geral na situação/ O que me levou a reler Alice no País das Maravilhas.” Assim cantou Raul Seixas nos primeiros versos de Check-up (A Pedra do Gênesis – 1988). Suas palavras demonstram não só a popularidade da obra de Lewis Carroll, como também o seu profundo conteúdo. É interessante pensar que sua obra durante muito tempo foi considerada apenas mais um livro infantil.


A história de Alice se originou em 1862, quando Lewis Carroll fazia um passeio de barco no rio Tâmisa com sua amiga Alice Pleasance Liddell (com 10 anos na época) e suas duas irmãs. Lá ele começou a contar uma história que deu origem à atual. A Alice do mundo real pediu-lhe que ele lhe escrevesse o conto.

Dodgson atendeu ao pedido e em 1864 ele a presenteou com um manuscrito chamado Alice's Adventures Underground, ou As Aventuras de Alice Embaixo da Terra. Mais tarde ele decidiu publicar o livro e mudou a versão original, aumentando de 18 mil palavras para 35 mil, notavelmente acrescentando as cenas do Gato de Cheshire e do Chapeleiro Louco.


Foi tamanho o sucesso de Alice no País das Maravilhas que o livro foi traduzido para mais de 50 línguas e ganhou muitas adaptações (incluindo um filme que será lançado em 2010). Este sucesso todo se deve aos muitos enigmas usados durante toda a história, o que gera muitas teorias e discussões. Foram duas as que me fizeram mais sentido:
Uma das interpretações diz que a história representa a adolescência, com uma entrada súbita e inesperada (a queda na toca do coelho, iniciando a aventura), além das diversas mudanças de tamanho e a confusão que isso causa em Alice, ao ponto de ela dizer que não sabe mais quem é após tantas transformações (o que se identifica com a psicologia adolescente).
A outra diz respeito a um teor mais politico. Protesta-se contra democracia (mostra os personagens se envolvendo em longas discussões, sem encontrar uma solução para os problemas) e a monarquia (personagens tendo de agradar aos gostos mais esdrúxulos de uma rainha cruel).

Fica claro que Alice no País das Maravilhas não é apenas mais uma estória infantil. Tem um significado tão profundo, que é provável que cada pessoa seja capaz de formular as suas próprias teorias sobre o significado do livro. Aconselho a todos a lerem esse livro e descobrirem todas as maravilhas descritas por um sonhador.

Um comentário: