sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

UM GÊNIO INJUSTIÇADO

O "maior diretor de todos os tempos". Foi dessa forma que a The Screen Directory, uma das mais sérias e respeitadas publicações sobre cinema do mundo, definiu Alfred Hitchcock. Embora atualmente seja considerado dessa forma, nem sempre ele teve esse reconhecimento.
Sua estréia foi em 1926 com o filme The Lodger: A Story of the London Fog (O Inquilino), baseado nos assassinatos de Jack, o Estripador. Apartir daí, Alfred Hitchcock se destacou por usar técnicas revolucionárias como o 3D (um exemplo é Disque M para Matar). Se tornou um dos principais diretores ingleses e em 1929 foi o preimeiro a dirigir um filme sonoro britânico – Blackmail (Chantagem e Confissão). Seu sucesso o levou a Hollywood em 1939. Neta época ele fez os seus filmes mais famosos: Rebecca, a Mulher Inesquecível(1940), Disque M Para Matar (1954), Janela Indiscreta (1954), O Homem Que Sabia Demais (1956), Intriga Internacional (1959), Psicose (1960), Os Pássaros (1963).
No entanto, jamais ganhou o tão sonhado Oscar. O único premio que Alfred Hitchcock recebeu foi o NYFCC Award (Associação de Críticos de Nova York) pelo filme The Lady Vanishes (A dama oculta) em 1938. Realmente é um grande filme. Conta a história de Iris que conhece Sra. Froy numa viagem de trem. No entanto, em certo momento a Sra. Froy desaparece e é substituida por uma outra pessoa usando as mesmas roupas. Este filme marcou a despedida de Hitchcock do cinema inglês. Vale a pena assistir.

Ficha Técnica
Titulo The Lady Vanishes (A dama oculta)
Reino Unido 1938 p&b 97 min
Direção Alfred Hitchcock
Elenco Margaret Lockwood, Michael Redgrave, Paul Lukas
Género suspense
Idioma inglês

Um comentário: