quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

VALE A PENA VER DE NOVO... A SAGA DE UM HERÓI ESTEREOTIPADO

Primeiramente, gostaria de pedir desculpas aos nossos leitores o tema acima. Talvez, ele possa indicar que o filme que iremos comentar é um filme para ser assistidos muitas e muitas vezes, o que com certeza não é o caso. Eu também não estou dizendo que o filme é ruim. Simplesmente o filme mostra algo que todo mundo já viu muitas e muitas vezes. E isso não é algo negativo. VALE A PENA ver de novo. Apenas é bom ter em mente que ele não vai acrescentar nada ao que já estamos habituados a ver no cinema.

Foi esse o sentimento que eu tive logo ao ver o cartaz no cinema. Quando eu vi o tema: BUSCA IMPLACÁVEL, pensei em como os temas de filme sempre tem uma união de palavras semelhantes a essa (tipo Perseguição Mortal, Busca Explosiva, Condenação Brutal, etc). E logo veio aquela frase em minha mente: "eu já vi isso". Também ao ver o personagem principal fazendo cara de mau e empunhando a sua arma, o mesmo pensamento: "eu já vi isso". Também, a frase de efeito no cartaz: Ele fará tudo para ter sua filha de volta. "Eu já vi isso".

Aí veio toda a trama do filme. Ex-agente do governo, um dos melhores na sua época, agora se vê aposentado, com problemas familiares e tentando reconquistar o amor de sua filha. Eu já vi isso. Agora tem que resgatar sua filha de uma quadrilha que faz trafigo humano, enfim tudo o que é possível ver em qualquer outro filme. Mas é um bom filme, embora você só vai assistir uma vez e só vai lembrar dele quando passar no comercial da Tela Quente.

Ele nos lembra, ainda que levemente, o estereótipo dos heróis do cinema dos anos 80. Sabe como é, os caras bons de briga que são capazes de desafiar todo um sistema, toda uma nação, apenas para que a justiça seja feita. São todos assim. Máquina Mortífera, Duro de Matar, Bad Boys, Rambo e assim por diante. É interessante que todos esses filmes receberam versões modernas com seus heróis enfrentando os desafios de terceira idade (até Indiana Jones entrou nesse bonde). Talvez uma exceção seja o Máquina Mortífera, mas em seu último filme Mel Gibson estava muito mais comportado e experiente, diferentemente do policial com desejos suicidas do primeiro filme. Busca Implacável se assemelha levemente com essas versões; tem até uma cena em que o personagem principal fica ofegante ao dar uma corrida por alguns quarterões. Mas como qualquer outro filme do gênero, ele é bom de briga e enfrenta todos os desafios com grande facilidade, triunfando sem receber nenhuma ajuda.

É um filme bom, mas fica muito atrás dos filmes estrelados por Liam Neeson, como Cruzada, Batman Begins, Star Wars I e A Lista de Schindler. Eu daria nota 7.
Gênero: Suspense
Duração: 93 min
Origem: França
Estréia - França: 27 de Fevereiro de 2008
Estréia - Brasil: 03 de Outubro de 2008
Estúdio: 20th Century Fox
Direção: Pierre Morel
Roteiro: Luc Besson, Robert Mark Kamen
Produção: Luc Besson, India Osborne

Nenhum comentário:

Postar um comentário