quarta-feira, 14 de abril de 2010

O HERÓI COR-DE-ROSA

Era uma vez um príncipe alto, com longos cabelos loiros, que levava uma vida bastante tranqüila. Mas o que o seu pai não sabia é que ele tinha uma vida secreta. Quando a situação ficava complicada, ele dava o seu grito de guerra, tirava a roupinha cor-de-rosa e saía para lutar contra o mal, usando uma sunguinha e botas.
Pode parecer piada, mas ele já foi o herói de muito marmanjo nos anos 80. Estamos falando de He-Man. Mas por que esse desenho fez tanto sucesso?
O Seu Mundo: Todas as histórias se passavam no planeta Etérnia, em que a magia dividia a mesma importância com a tecnologia. Por isso, atrai todos os gostos. Tem de tudo – um mundo aparentemente medieval, tecnologia avançada, seres mágicos...
Personagens: a maior parte dos personagens eram muito engraçados. Um bom exemplo era o Gato Guerreiro (quem diria que aquele tigre todo imponente não passava de um gato escaldado?) . Além disso, He-Man lutava com um dos melhores vilões já criados: o Esqueleto (quem não se lembra daquela gargalhada maligna?)
Produção: o desenho em si não foi muito enovador. Seus movimentos eram bem simples, mesmo comparados aos desenhos da época. Mas os produtores de He-Man capricharam no áudio. Sua maravilhosa trilha sonora, com corais e orquestrações, era capaz de, instantaneamente, nos transportar para dentro da TV. Outra inovação: em todo final de episódio havia um resuminho, apresentado por algum personagem, que explicava a "moral da história". Assim, além da garotada se divertir, aprendia também a lição do dia.


Poderes: He-Man havia descoberto "fabulosos poderes secretos" através da Espada do Poder (a qual nunca usa para matar) que, uma vez erguida, seguida do poderoso brado "Pelos poderes de Greyskrull... eu tenho a força!!!" Ele se transformava em um brutamontes extremamente forte. Além disso, ele usava uma couraça em forma de "X", feita de Korodite, metal Eterniano que aumenta sua fabulosa força. Assim, He-man tem vasta força sobre-humana, cujos limites variam de episódio para episódio. De fato, a força de He-Man é impossível de ser medida, mas sabe-se que é gigantesca. Foi demonstrada em várias ocasiões, por exemplo, na série animada, He-Man realiza feitos espetaculares como: destruir um diamante somente com as mãos; segurar uma avalanche sobre o corpo; se libertar sozinho de um sarcófago de Potânio, o "metal mais forte do Universo"; destrói uma parede de 12 metros de espessura com um simples soco; entre outros. Ele também possui reflexos sobre-humanos, capaz de aparar raios com sua espada. Ele não é invulnerável, mas muito resistente, suportando condições nas quais muitos humanos cairiam. Como habilidades, é capaz de feitos acrobáticos, e é invencível na luta de espada e desarmada. Ele também é um excelente piloto nos estranhos veículos de Eternia.


Adaptação para o Cinema
He-Man nunca teve um filme a sua altura. Sua única aparição na telona foi em 1987, com Masters of the Universe (Mestres do Universo, no Brasil), que acabou se tornando um grande fracasso de crítica e público (não passa nem na Sessão da Tarde!). No filme, a guerra entre o Castelo de Greyskull e a tirania do diabólico Esqueleto, abre um misterioso portal para a terra. Com a ajuda de um jovem casal, He-Man combate os guardas de Esqueleto e a Polícia californiana, enquanto tenta regressar a Eternia antes que o Esqueleto atinja a sua força máxima! Apesar do que diz a crítica, eu gostei do ator que interpretou He-Man. Dolph Lundgren, que também fez o papel do boxeador soviético Ivan Drago, em Rocky IV. Dolph deixou as lutas do filme mais intressantes, já que na vida real é faixa preta 3° Dan de karatê Kyokushin (chegou a venceu o Campeonato Europeu de Karatê em 1980 e 1981 e o Campeonato Australiano de Karatê em 1982).







Mas temos uma boa notícia. Depois de muitas especulações, parece que He-Man vai ganhar sua adaptação para o cinema. Pelo menos foram acertados os autores do roteiro da trama. De acordo com o site Cinema Blend, os responsáveis pela trama do personagem serão Mike Finch e Alex Litvak, roteiristas de Predators, novo filme produzido por Robert Rodriguez. A notícia não garante que o filme seja feito, porém o fato de os direitos da história terem sidos comprados por um grande estúdio, a Columbia, pode dar novo fôlego para que o filme finalmente saia do papel. Só nos resta esperar que um dos maiores heróis de nossa infância possa ter um longa a sua altura.

Um comentário:

  1. Da hora!
    eu não me lembro do He, mas essa de tirar a roupinha cor de rosa e lutar de sunga e botas foi "dêmás!"

    ResponderExcluir