terça-feira, 8 de junho de 2010

ARTE DE BRINQUEDO

Aproveitando o vídeo Building the Lego Millenium Falcon postado semana passada, decidi falar mais sobre o assunto. E quando se fala em arte feita com Lego, o primeiro nome a surgir é o do britânico Mike Timpson. Ele é famoso por recriar fotos históricas usando bonecos e peças do brinquedo.
Segundo o artista, um dos desafios de seu trabalho é que nem sempre se ncontra o boneco certo para determinada foto. Por exemplo, no caso da foto do beijo em Times Square ele conta que não havia um boneco de marinheiro e que acabou usando um piloto de avião para substituir o personagem. Stimpson afirmou ainda que, para a foto em que recriou a conhecida imagem do "rebelde desconhecido", o estudante chinês que ficou parado em frente a um tanque na Praça da Paz Celestial, a principal dificuldade foi encontrar, entre suas peças de Lego, quatro tanques de guerra idênticos para compor a fotografia. Em outros casos, como em fotos de momentos dramáticos, o sorriso desenhado nos bonecos também foi um problema para que as reproduções ficassem similares às fotos originais.
Abaixo, você encontra alguns de seus trabalhos mais famosos.


Stimpson conta que levou horas para conseguir montar os tanques na recriação da famosa cena na praça da Paz Celestial em 1989.


Famosa foto do beijo na times square.


A reconstrução da famosa fotografia de 1932 "Almoço no topo de um arranha-céu" por Charles Ebbets. 


Este foi um dos raros trabalhos em que Mike Timpson usa photoshop para remover o algodão que suspende o bonequinho.


A foto clássica, de Joe Rosenthal, mostra americanos fincando sua bandeira na ilha japonesa de Iwo Jima, na reta final da 2ª Guerra. Assim como no original, não se vê o rosto dos soldados.



Foto do gol que Maradona fez com la mano de Dios no jogo contra a Inglaterra na dopa d 1986.



Protesto contra a perseguição de budistas no sul do Vietnã.



Famosa fotografia na guerra do Vietnã de Adams de 1968.

Nenhum comentário:

Postar um comentário