sábado, 19 de junho de 2010

MUITO PARA ENSINAR E APRENDER

Como a maioria das pessoas sabe, boa parte dos personagens de Mauricio de Souza são baseados em pessoas de sua família. E a turma do Chico Bento não é diferente. O que poucas pessoas sabem é que Chico Bento (cujo nome completo é Francisco Antonio Felício Bento) é inspirado em um tio-avô de Maurício, morador de Santa Branca, no Vale do Paraíba, São Paulo. Muitas das histórias das revistinhas de fato aconteceram na vida real e foram contadas pela avó de Mauricio (que também virou personagem dos quadrinhos, a vó Dita).
Chico Bento estreou em 1963, numa tirinha dos personagens Hiroshi e Zezinho (que passaram a ser chamados Hiro e Zé da Roça). A primeira revista própria foi lançada em 26 de agosto de 1982. Nesta época, o personagem havia gerado polêmica, já que a linguagem utilizada nas histórias, mostra que o protagonista é o típico caipira do interior. Muitos alegaram que "ela [revista do Chico Bento] ensina às crianças a falarem errado". Outros disseram que "a maneira dos personagens falar é puro preconceito"
No entanto, a maioria das pessoas entendeu que o objetivo é mostrar como aquele menino que mora na roça, fala errado, anda descalço, conversa com os animais e gosta da natureza tem muito a nos ensinar. Isso fica ainda mais evidente nas histórias com a participação do seu primo Zeca, que mora na cidade grande e vai passear no interior de vez m quando. Embora Zeca tenha acesso a computador e vídeo game, a conclusão da história sempre é que ele está perdendo muito por não desfrutar das mesmas coisas que o Chico.
Vivendo aventuras num sítio nas cercanias da Vila Abobrinha, no interior de São Paulo, Chico Bento é um dos personagens mais divertidos de Mauricio de Souza. Abaixo você pode conferir uma de suas histórias.



Nenhum comentário:

Postar um comentário