quarta-feira, 9 de junho de 2010

REMAKES: UM PRESENTE DE GREGO

Que presente você daria para seu maior herói? Aí está uma pergunta difícil. É complicada a missão de homenagear aquela pessoa que foi sua referencia na juventude. Mas Hollywood decidiu dar aos maiores personagens da história do cinema um presente desprezível: remakes de suas obras.
Um remake é uma regravação de algo que já foi feito antes, mesmo que sua história seja modificada. Até certo ponto, a idéia não é ruim, pois alguns filmes antigos tinham um ótimo roteiro, mas não possuíam bons efeitos especiais. Portanto, na teoria um remake é uma coisa boa, pois serviria para aprimorar a qualidade dos efeitos especiais ou para corrigir um problema original de divulgação do filme que o fez não ter o sucesso que ele merecia. Mas, muitos estúdios estão fazendo remakes de obras perfeitas. O motivo é bem óbvio: obras-primas são raras e sucessos que voltam a tona lotam os cinemas. O problema é que a qualidade dos remakes dificilmente supera a dos originais.
Um exemplo bem recente disso é o filme Fúria de Titãs que reconta em 3D a história do filme de 1981. Nos EUA, o filme é considerado um sucesso de bilheteria. Antes mesmo de chegar ao Brasil havia arrecadado 388 milhões de dólares, levando a Warner Bros. A planejar o lançamento de “Fúria de Titãs 2 na primavera americana de 2012. Mas, apesar dos efeitos especiais encherem os olhos, os fãs ficaram decepcionados com o enredo. A história básica é a mesma: o semi-deus Perseu (Sam Worthington), filho de Zeus (Liam Neeson), enfrenta demônios e bestas para salvar a bela Princesa Andrômeda (Alexa Davalos). O problema é que capricharam muito nos efeitos especiais e nas batalhas, mas não deram muita importância aos personagens. Perseu não é mais aquele personagem romântico e cativante; acabou ficando arrogante e prepotente. A Princesa Andrômeda pouco apareceu no filme e os guerreiros que acompanhavam Perseu tiveram fraca participação.
E é dessa forma que Hollywood vai sobrevivendo: com sucessos nas bilheterias e fiascos nas críticas, com filmes que lucram bilhões e decepcionam milhões. O próximo remake, que estréia em 27 de agosto no Brasil, é Karatê Kid, estrelado por Jackie Chan (A hora do rush) e Jaden Smith (filho de Will Smith) e dirigido por Harald Zwart (A pantera cor de rosa 2). Só nos resta esperar e torcer que ele entre para a pequena lista de remakes que agradaram a gregos e troianos.

Fúria de Titãs (Clash of the Titans, 2010)

Gênero: Ação
Origem: EUA
Estréia: EUA - 2 de abril de 2010
Estréia: Brasil - 21 de maio de 2010
Estúdio: Warner Bros.

Elenco
Sam Worthington (Perseus)
Liam Neeson (Zeus)
Ralph Fiennes (Hades)
Gemma Arterton (Io)
Izabella Miko (Athena)
Mads Mikkelsen (Draco)
Alexa Davalos (Andromeda)

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário