segunda-feira, 14 de junho de 2010

O NASCIMENTO DO SONIC

Podemos dizer que Sonic nasceu numa guerra. Era a guerra dos 16 bits ou a guerra entre empresas para se tornar a maior no ramo de consoles. O ano era 1986. A SEGA Interprises do Japão, grande fabricante de arcades da época, resolveu entrar no ramo de consoles de videogame doméstico devido ao estrondoso sucesso alcançado pela Nintendo. Então, após lançar seus primeiros sistemas de videogame, da qual não se tem muito conhecimento (como o SG – 100 e outros), decide lançar o SEGA Mark III, que é o nome do Master System no Japão. Apesar de não ter conseguido bater a Nintendo, o Master se popularizou muito, principalmente na Europa.

Mas a SEGA tinha um problema: todas as empresas de games tinham um mascote. A Nintendo, por exemplo, tinha o Mario, um grande sucesso de vendas e a CAPCOM, apesar de não trabalhar com consoles, tinha o Mega Man. Era justamente disto que a Sega precisava: um jogo matador que conseguisse ameaçar o reinado da então “imbatível” Nintendo. Mas quem seria este mascote e como seria?

A primeira tentativa de um mascote para a Sega foi o Alex Kidd, que seguia bem o estilo do Mario e teve vários jogos lançados para o Master System e até um para o Mega, em 89. Mas não teve a aceitação esperada, não emplacando muito. A Sega decidiu então criar em 1990 a divisão AM-8 (que mais tarde passou a se chamar Sonic Team) que ficou encarregada de criar um novo mascote que pudesse bater de frente com o Mario.

Havia um segundo problema: o Super Nintendo era melhor que o Mega Drive. O Mega Drive não tinha um processador muito poderoso, nem uma palheta de cores grande. Mas vencia em um quisito: tinha a mais rápida velocidade de processamento dos consoles (aproximadamente 7,6 Mhz contra 3,58 Mhz do Super Nintendo). Assim, deveria ter um jogo que realçasse a velocidade do console. O personagem teria como característica principal ser rápido. Então pensaram em um coelho, mas desistiram da idéia.

Nesta época, no Japão um bichinho de estimação estava fazendo muito sucesso: era um rato ouriço (também conhecido como hedgehog ), uma espécie que mesclava um rato com o ouriço. Sua aparência é realmente de um rato, mas tem espinhos por todo o corpo, por isso o Sonic não se parece tanto com um porco-espinho. Juntando esta característica com a de outras espécies de ouriço (como por exemplo a habilidade de se enrolar quando vê algum perigo e ficar mesmo da forma de uma bola) nasceu o personagem. O nome também deveria remeter a algo rápido o nome sugerido a principio foi "Super Sonic" mais adiante sendo simplificado apenas para Sonic que é como nós o conhecemos hoje.

Em sua primeira aparição num game, Sonic não era um personagem, fazia apenas parte do cenário. Sonic aparece pendurado em um chaveirinho, que fica pendurado no retrovisor do carro no famoso jogo de corrida Rad Mobile (1991) da SEGA.

Finalmente em 1991 é lançado o primeiro jogo com Sonic como personagem principal. O game revolucionou o mundo dos jogos eletrônicos com sua música, seu cenário tropical, seus gráficos bem definidos, as noções de profundidade da fase, a incrível velocidade de processamento do jogo e o design das fases e dos personagens. Sonic conquistou a todos e mudou para sempre a história dos games.

Nenhum comentário:

Postar um comentário