quinta-feira, 24 de junho de 2010

O INCOMPLETO

Um dos maiores escultores de todos os tempos, Auguste Rodin, teve a sua primeira obra rejeita. A justificativa? O júri achou que e a obra era um esboço, uma coisa inacabada. Apesar disso, Rodin não desistiu e transformou esse episódio em sua maior característica.

Nascido em Paris, no dia 12 de novembro de 1840, Auguste Rodin fez suas primeiras esculturas na cozinha de sua mãe, com massa que ela usava para fazer pão. Aos 13 anos, aquele que seria um dos escultores mais geniais da história da arte, já tinha aulas numa pequena academia. Interessou-se e estudou também, por conta própria, anatomia humana para utilizar os conhecimentos na elaboração de suas esculturas

Após o episódio citado no inicio, Rodin realizou no ano de 1875 uma viagem à Itália, de importância fundamental para sua futura estatuária. Lá se interessou principalmente pela obra de Michelangelo, mais precisamente pela escultura O Prisioneiro, que o mestre deixou inacabada. Tamanha foi sua influencia que toda a criação de Rodin se basearia no conceito de "non finito".

No entanto, a originalidade e a recusa ao convencional de suas obras para os padrões da época lhe acarretaram vários problemas, como a proibição de expor alguns trabalhos. Abaixo você pode ver algumas de suas obras mais famosas.

O beijo (1886)



Os cidadãos de Calais (1886), uma homenagem aos seis homens que se sacrificaram para
 salvar a cidade francesa de Calais das mãos do Rei Eduardo III da Inglaterra.



O pensador (1880)



A Idade do Bronze (1876), obra que causou polêmica, pois sua perfeição gerou comentários e críticas no meio artístico; muitos afirmaram que Rodin teria usado um modelo vivo como molde.



Toalete de Vênus e Andrômeda, em exposição na Pinacoteca do Estado de São Paulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário