domingo, 9 de maio de 2010

DE UMA ALDEIA PARA O MUNDO

Imagine a cena: estamos agora na Idade Média, acompanhando as aventuras do bravo cavaleiro Johan e seu atrapalhado escudeiro Peewit. Eles se infiltram numa parte desconhecida da floresta e fazem uma descoberta que mudaria o mundo: seres minúsculos vivem ali escondidos da humanidade. Isso aconteceu no desenho de 1958 produzido na Bélgica chamado Os Smurfs e A Flauta Mágica (La flûte à six trous). Logo a dupla foi esquecida, mas sua descoberta saiu anonimato para ganhar o mundo.

Antes de tudo, falemos sobre o homem que criou os Smurfs: o ilustrador belga Pierre Culliford (Peyo). Depois que Peyo deixou a escola em Bruxelas, ele estava em busca de um emprego. Dois chamaram sua atenção: um para assistente de dentista e um para ilustrador. Logo, ele decidiu pela primeira opção. Mas, quando ele se apresentou ao dentista, foi dito que a vaga já havia sido preenchida – ele chegara apenas 15 minutos tarde demais! E o mundo agradeceu esse atraso! Em 1952, Peyo fez sucesso com a série de quadrinhos Johan e Peewit para o Le Journal de Spirou. Mas foi com os Smurfs que ele ficou conhecido mundialmente.

Depois do sucesso de sua primeira aparição, os Smurfs passaram a ter sua própria série de quadrinhos em 1959. Em 1981, eles foram descobertos por Hanna & Barbera que criaram a série de desenho animado para a rede NBC no E.U.A. Nada menos que 256 episódios foram produzidos, assistidos atualmente em cerca de 30 países. E logo eles terão o seu primeiro filme: a estréia está prevista para 2011.

Na série animada, os Smurfs têm a altura equivalente a apenas três maçãs e aproximadamente 100 anos, sendo Papai Smurf o mais velho, com algo em torno de 550 anos. Eles vivem numa Vila de cogumelos, onde só entra quem for convidado. Apesar de serem pacíficos, vivem em estado de alerta, pois nos arredores da aldeia dos vive o feiticeiro e alquimista Gargamel e seu gato Cruel. O feiticeiro persegue os smurfs, inicialmente para encher a pança. Sim, nos primeiros desenhos Gargamel queria apenas comer os Smurfs; mais tarde descobriu uma fórmula para obter ouro que precisava de Smurfs como ingrediente (no mínimo seis), mas depois de repetidas falhas, a simples possibilidade de vingança é motivação suficiente. É impossível saber o numero de smurfs, mas abaixo você poderá ver alguns dos mais conhecidos.



Papai Smurf: O chefe da vila dos Smurfs e o segundo mais velho. Tem um barrete vermelho, ao invés do popular barrete branco dos outros Smurfs. Conhece alquimia melhor que Gargamel.







Joca: é o Smurf que prega peças; distribui presentes explosivos.







Smurfette: originalmente a única Smurf feminina, foi criada por Gargamel como um plano de atrair os Smurfs para uma armadilha, mas Smurfete resolveu ficar para sempre com os Smurfs.















Harmonia: o músico, mas sem talento. Sempre com trompete.









Marinheiro: sempre pronto para qualquer atividade em água, já guiou os Smurfs em muitas aventuras.








Nat:sempre descalço, é um devoto da natureza, amando os animais mais do que qualquer outra coisa; sua criatura favorita é a lagarta que se transforma em uma borboleta.




Pintor: o pintor, usa paleta, avental de pintor e fala com sotaque francês.













Poeta: o que declama poesias.















Preguiça: é o que vive dormindo.








Rei: é um Smurf com uma paixão pelo poder.











Repórter: jornalista da vila Smurf, já conseguiu muitas confusões com seus furos de noticias na vila.








Robot: criado pelo Smurf Habilidoso, é o mais forte da vila Smurf.











Robusto: o mais forte dos Smurfs, tem tatuagem de coração flechado no braço.









Sassette: foi criada pelos Smurfinhos  para servir como uma irmã para si e Smurffette; com um leve sotaque sulista, ela também chama Gargamel de Papi Gargamel, pois sabe que foi feita com a ajuda de sua magia.




Slouchy: não é outro preguiçoso, sua desculpa é que ele não se importa com nada, se pediu para fazer algo, ele vai, mas muito lentamente, ele toca na banda Smurfling com seu saxofone, é extremamente descontraído.










Gourmet: o cozinheiro. Usa gorro de chef e avental.








Ranzinza: é o reclamão. Sua opinião a respeito de qualquer assunto é: "Eu odeio (assunto)".












Smurf das Cavernas: participou de poucas histórias, mas como todos, faz parte da família Smurf.







Snappy: tem muita energia, e fica totalmente furioso quando algo da errado em seu caminho, é tão impaciente e iracional que apenas Papai Smurf consegue acalma-lo.




Sonâmbulo: apenas dorme, anda pela vila como se estivesse realmente acordado.











Vaidoso: tem florzinha no barrete e vive se admirando em espelhos.









Voador: com asas igual de pássaros amarradas ao braços vivia voando pela vila Smurf.







Vovô Smurf: o mais velho dos Smurfs, que retorna a vila depois de 500 anos de ausência.











Apaixonado: após a chegada da Smurffette ele sonha com ela o dia inteiro, passa os dias escrevendo o nome dela nos trocos das árvores e é o mais romântico dos Smurfs.










Assustado: o medroso.










Astronauta: sempre com ideias de ir para a lua, diz já ter conhecido outros planetas onde até ja falou com civilizações de Smurf Verd.










Bebê Smurf: o bebê; foi entregue na vila por uma cegonha.













Desastrado: é o que está sempre tropeçando e causando desastres.












Doutor Smurf: sempre na correria, no atendimento aos Smurfs da vila, sempre receitando um remedinho para qualquer coisa.












Fazendeiro: cultiva plantações.












Fominha: o glutão.












Gênio: Smurf estudioso, aprendiz de Papai Smurf. É também o mais chato, sempre corrigindo os outros. Usa óculos.








Habilidoso: inventor e conserta tudo. Usa lápis na orelha.






4 comentários:

  1. a amei poste mais vai no meu eu tanbem
    gosto deles

    ResponderExcluir
  2. eu adoro os smurfs,desenhos de infancia,muito bom,so queria saber mais sobre a sassete

    ResponderExcluir
  3. eu adoro os smurfs bem que o desenho deles poderiam voltar a passar na tv

    ResponderExcluir
  4. Amo os smurfs principalmente o Desasatrada]o, a Smurfette, o Ranzinza e o Gênio


    Tenho até DVD assisto tdos os dias

    ResponderExcluir