terça-feira, 11 de maio de 2010

A SAGA DOS PIRATAS DO CARIBE

A situação era difícil: problemas financeiros, novas empresas entrando no mercado e diminuição do público. Eram esses os desafios que a Disney enfrentava (e enfrenta até hoje). Qual a solução. Criar um filme baseado num brinquedo do parque. Se o filme virasse sucesso, seriam dois coelhos num tiro só. Qual o brinquedo escolhido? Um certo Piratas do Caribe.

Em 2003, o filme Piratas do Caribe: A Maldição do Pérola Negra surpreendeu a todos. O primeiro motivo é que tinha muita gente achando que não passava de marketing barato para um brinquedo do parque. O segundo é que os filmes sobre piratas já haviam perdido o público e Hollywood não se interessava mais no gênero. Entretanto, todos estavam errados e o filme que custou cerca de 140 milhões de dólares, rendeu 305 milhões, 413 mil e 918 dólares somente nos Estados Unidos em 189 dias de exibição, fora a bilheteria mundial de 348 milhões e 500 mil dólares. Por que tanto sucesso? Bem, o filme uniu tudo o que os fãs de aventura gostam: ótimos roteiristas, atores, efeitos especiais, trilhas sonoras e um ótimo diretor.

O roteiro contem vários personagens buscando diferentes objetivos. O Capitão Jack Sparrow tenta recuperar o seu navio, o Capitão Barbossa tenta recuperar o ouro asteca e se livrar de uma terrível maldição, Will Turner tenta salvar a sua amada e Elizabeth Swann... bem ela é só uma donzela em perigo mesmo.












A direção do filme é impecável, a fotografia é magnífica e os efeitos especiais são simplesmente espetaculares. Falando dos atores, Geoffrey Rush (Capitão Barbossa) fez uma participação incrível e Johnny Depp (Capitão Jack Sparrow) esteve impecável, roubando a cena do mocinho Orlando Bloom (Will Turner) que se manteve muito reprimido e amarrado ao estereótipo de mocinho que resolve enfrentar a tudo e a todos para salvar sua amada.

Três anos após o grande sucesso de Piratas do Caribe: A Maldição do Pérola Negra, a Disney decidiu transformar o filme em uma trilogia. Foram planejados, então, os outros dois longas-metragens, que seriam gravados simultaneamente. Dessa forma, surgiu Piratas do Caribe: O Baú da Morte, cujo principal atrativo era uma diversão descompromissada, mas que também trazia bons aspectos técnicos, como também um elenco conhecido.











No filme, o Capitão Jack Sparrow tenta pagar sua dívida com o terrível Davy Jones, senhor dos mares. É claro que a receita primeiro filme foi repetida: ótimos efeitos especiais, atores, trilhas sonoras e direção. Aliás, os efeitos ficaram bem melhores, já que o filme custou 225 milhões de dólares para a Disney. A atuação de Johnny Depp também superou o primeiro filme. Além dele, Bill Nighy, responsável pelos movimentos de Davy Jones e Stellan Skarsgård, que interpretou o pai "morto-vivo" de Will Turner, fizeram ótimas atuações. No entanto, muitos ficaram um pouco decepcionados com Piratas do Caribe: O Baú da Morte. O roteiro não ficou tão bom quanto o primeiro, pois a história se arrasta com o obvio objetivo de ser uma ponte para o próximo filme. Ainda assim, o filme foi muito bom, deixando a todos ansiosos para ver a continuação da história.


No ano seguinte, entra em cartaz Piratas do Caribe: No Fim do Mundo. Sem cometer os erros do filme anterior, concluiu de forma espetacular a trilogia. Em sua terceira aparição no cinema, Jack Sparrow e outros piratas precisam se unir contra um inimigo em comum. Novamente, todos os elementos marcantes dos filmes anteriores foram ampliados nesse filme.

Seria a ultima aventura do Capitão Jack Sparrow. Os fãs ficaram felizes ao saber que a Disney está preparando uma nova sequencia. O que podemos esperar do novo “Pirates of the Caribbean: On Stranger Tides“? De acordo com um artigo no jornal estadunidense Los Angeles Times, o presidente dos estúdios Disney, Rich Ross, quer diminuir as proporções da produção do novo filme estrelado por Johnny Depp.

A redução no orçamento acarretará em menos locações (o filme será rodado em Londres e Havaí, ao invés do Caribe), e uma redução no número de dias de filmagens: 95 dias para este novo filme contra os 142 dias necessários para o terceiro filme. Também são esperadas reduções no número de efeitos visuais (em torno de dois terços das 2000 cenas filmadas no filme anterior terão efeitos). No momento o roteiro está sendo reformatado para também diminuir os gastos da produção.

Na trama do novo filme, o pirata Jack Sparrow partirá em busca da famosa Fonte da Juventude, mas terá que disputá-la com o temido Barba Negra (Ian McShane, de “Caso 39”). Penélope Cruz (“Nine”) interpretará o interesse romântico de Sparrow, e Geoffrey Rush (“Elisabeth: A Era de Ouro”) retorna como Barbossa.

O filme será baseado no livro de Tim Powers “On Strange Tides” (“Em marés estranhas”, em tradução livre). O roteiro é de Ted Ellitot e Terry Rossio, responsáveis pelos três primeiros filmes. As filmagens começarão em junho e a estreia está prevista para o dia 20 de maio de 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário