domingo, 16 de maio de 2010

UMA AMIZADE VENCENDO TRADIÇÕES

Falar em animações no cinema é falar em sucesso garantido e ótimos lucros. Prova disso está na lista dos filmes que mais faturaram na história do cinema. Entre os 30 mais lucrativos, as animações estão nessa ordem:
  •          11.° Branca de Neve e os Sete Anões (1937)
  •          12.° 101 Dálmatas (1961)
  •          25.° O Rei Leão (1994)
  •          29.° Mogli – O Menino Lobo (1967)
  •          30.° A Bela Adormecida (1959)

Entretanto, nenhuma das animações de anos recentes atingiu uma boa colocação. O sucesso mais recente é Shrek 2 (2004) que ficou com a modesta 31.° colocação. Qual a explicação para isso? Será que as animações não atraem tanto o público como antigamente? As produtoras tentam mudar essa situaçõa com animações cada vez melhores (tecnicamente falando). O novo longa da Dreamworks, Como Treinar o seu Dragão, é um exemplo disso. O filme conta com o roteiro e a direção de Chris Sanders e Dean Deblois, os mesmos da animação da Disney Lilo e Stich (o que pode explicar a aparência do dragão Banguela).
Baseado na série homônima de livros infanto-juvenis da escritora inglesa Cressida Cowell, o longa narra a história de uma aldeia de vikings que era constantemente atacada por dragões. Conhecemos ali Soluço, um garoto viking cujo único desejo era se tornar um grande caçador de dragões para conquistar o respeito de seu pai, o líder guerreiro da comunidade. Mas quando finalmente consegue capturar um Fúria da Noite, o mais temido dos dragões, Soluço não consegue matá-lo e decide soltá-lo. A partir daí, ambos vencem a desconfiança e os receios, e uma forte amizade se desenvolve entre os dois.

Como a maior parte dos filmes direcionados para o publico infantil, Como Treinar o seu Dragão tem suas lições de moral. Além do clichê “Acredite em você mesmo”, o filme aborda temas como relacionamentos entre pais e filhos, mudanças de pensamentos e atitudes, além de mostrar como é sempre bom ter a mente aberta para novas experiências.

Algo muito bom sobre o filme é que os espectadores aprendem junto com o personagem principal. Note que, a princípio, a câmera mostra os dragões como seres ameaçadores, nos permitindo apenas relances destes, sempre de ângulos que realçam a natureza bestial desses répteis gigantescos. Mas a medida que o jovem herói se aproxima de Banguela e aprende mais sobre os bichos, começamos a vê-los de uma maneira mais idílica.


Os efeitos computadorizados são incríveis. Um exemplo é a perfeição na iluminação e nas sombras nas cenas feitas em ambientes iluminadas com fogueiras. A riqueza de detalhes da cidade viking impressiona e os ambientes externos parecem reais. As sequências de voo dos dragões, com seus planos de visão quase infinitos também são ótimos.

É cedo para dizer se a nova produção da Dreamworks será capaz de entrar para a lista acima. Mesmo assim, não há dúvidas de que Como Treinar seu Dragão é uma incrível aventura e vale a pena assistir.
Ficha Técnica
Como Treinar o seu Dragão (How to Train your Dragon, 2010)
Gênero: Animação
Duração: 98min
Origem: EUA
Estréia: EUA-Brasil - 26 de março de 2010
Estúdio: Paramount Pictures
Direção: Dean DeBlois, Chris Sanders
Roteiro: Dean DeBlois, Chris Sanders



Nenhum comentário:

Postar um comentário