quinta-feira, 6 de maio de 2010

DEPOIS DO FIM

Quantos filmes falam sobre o fim do mundo? Incontáveis. Tantas vezes já vimos a estátua da liberdade sendo destruída que já virou até clichê. Por isso, há algum tempo o cinema vem trazendo uma continuação a história. Como seria o mundo depois do fim? Todo mundo está dando sua opinião. Todo mundo mesmo. Até a Disney fez a animação Wall-E, mostrando como seria o mundo depois que o homem o destruísse. Mas sempre aparece mais um para contar a história com um novo olhar.
Em O Livro de Eli a história se passa uns 30 anos depois que uma guerra nuclear destruiu boa parte da camada de ozônio. O ambiente é bem parecido com o do filme Mad Max, com os EUA se tornando um grande deserto. Os que sobreviveram, muitos deles cegos por causa do “flash”, tentavam sobreviver em um mundo sem civilização, nem lei. Muitos como Eli (Denzel Washington) vivem como nômades, caçando e roubando cadáveres para sobreviver.
No filme, Eli tem um objetivo nobre: carregar e proteger o último exemplar da Bíblia. Sempre rumando a oeste, ele passa por uma cidade cujo líder tem como maior ambição obter um exemplar da Bíblia. Por que? Bem, tendo vivido no mundo antes do fim, ele sabia como ela havia sido usada para dominar as pessoas na Idade Média. Ele passa a ver a Bíblia como um meio de consolidar o seu poder. O desafio de Eli passa a ser o de proteger a Bíblia contra aqueles que querem usá-la de forma errada.
É uma história muito boa, mas contém algumas falhas. O principal é o personagem Eli. O roteirista o deixou muito raso. O filme acaba e nós continuamos sem saber quem realmente é esse homem.
Outro problema é o mesmo o que vem acontecendo em tantos outros filmes. Sempre acontece quando colocam um ator da nova geração para atuar com um mais experiente. O da nova geração simplesmente some. É o que acontece em O Livro de Eli. Denzel Washington está, como sempre, incrível. Mas a atriz coadjuvante Mila Kunis some. Isso fez com que sua personagem perdesse o valor, o que afeta muito o fim do filme.
Apesar disso é um ótimo filme de ação e vale a pena assistir.

O Livro de Eli
The Book of Eli

EUA , 2010 - 118

Ação / Aventura / Ficção científica

Direção: Allen Hughes e Albert Hughes

Roteiro: Gary Whitta

Elenco:

Denzel Washington: Eli
Gary Oldman: Carnegie
Mila Kuni: Solara
Ray Stevenson: Redridge
Jennifer Beals: Claudia
Evan Jones: Martz
Joe Pingue: Hoyt
Frances de la Tour: Martha
Michael Gambon: George


Nenhum comentário:

Postar um comentário