quarta-feira, 5 de maio de 2010

OLHARES PARA O PLANETA

Há 40 anos, em 22 de abril de 1970, foi celebrado pela primeira vez o Dia da Terra, um movimento ecologista em escala global. Mas as preocupações ambientais ficaram maiores no século XXI. O meio para alertar o mundo sobre os perigos da atuação humana é a arte.
A Liga Internacional de Fotógrafos pela Conservação (ILCP, na sigla em inglês) selecionou 40 imagens consideradas as mais belas fotografias de natureza feitas em todos os tempos.
Entre os critérios para a escolha das fotos pelos integrantes da liga - organização que reúne alguns dos mais renomados fotógrafos de natureza do mundo - estão fatores como estética, importância histórica e científica e contribuição para os esforços de conservação. As fotografias representam vários estilos e foram feitas num período de cem anos.
- Não foi uma tarefa fácil, selecionar apenas 40 imagens entre as indicações incríveis enviadas por alguns dos maiores fotógrafos de natureza, mas foi uma grande honra para a ILCP (receber) o pedido para liderar este projeto desafiador - afirmou o diretor-executivo da liga, Justin Black.
Abaixo, você vê imagens maravilhosas estarrecedoras.



Ansel Adams, Snake River, 1942. Esta fotografia pode ser considerada a essência da paisagem americana. Talvez, pó ser em preto e branco, as emoções fiquem acentuadas e a cena se torne ainda mais majestosa, com essas árvores em primeiro plano obscurecendo a linha sinuosa do rio.


Ansel Adams, Monte McKinley, 1947. O monte McKinley, a 20.320 pés é o pico mais alto da América do Norte.


Brent Stirton, Bukima, Parque Nacional de Virunga, Congo Oriental, Julho de 2007. Foto mostrando um gorila vitima dos confrontos envolvendo membros de uma empresa de exploração ilegal de carvão vegetal no parque nacional de Virunga, no leste do Congo, 24 de julho de 2007.


Brian Skerry, Golfo do México, da Califórnia. Foto mostrando um dentre os 100 milhões de tubarões mortos por ano.

Brian Skerry, Auckland, Nova Zelândia. Um adulto Baleia Franca Austral (Eubalaena australis) encontra um mergulhador no fundo do mar de areia a uma profundidade de 22 metros ao largo das ilhas Auckland, Nova Zelândia.


Chris Johns.


Chris Johns. Filhote chita com um focinho manchado de sangue.


Chris Johns, África do Sul. Leão em uma tempestade de poeira, Kalaharai Gemsbok National Park, África do Sul.


David Doubilet, Austrália do Sul, 1.986. Leões marinhos australianos divertindo-se num prado grama do mar.


David Doubilet.


Doc White, México. Close da cabeça e da boca de uma baleia azul.


Frans Lanting, 1989.


Frans Lanting, 1989.


Frans Lanting, lhas Galápagos, 1984.


Galen Rowell, Califórnia, em 1976. Galen Rowell (1940-2002) foi um mestre de incorporar qualidade fugaz de luz natural em composições convincente. Ao invés de simplesmente capturar uma imagem da nuvem fora de contexto com o lugar, Galen incorporou céu e terra em uma única obra.


Galen Rowell, Alaska, 1986.


George Shiras, 1921.


Jim Brandenburg.


Jim Brandenburg.


Jim Brandenburg.


Jim Brandenburg, Minessota.


Michael Kenna, Japão, 2002. Kenna diz que muitas de suas boas lembranças de quando era criança eram em um playground na Inglaterra, onde tinha uma arvore frondosa. Logo percebeu que nós temos uma ligação especial com as arvores.


Michael K. Nichols. Um chimpanzé em cativeiro estendendo a mão para que a Dra. Jane Goodall.

Michael K. Nichols, 2000. Macaquinho com sua habitual curiosidade.


Michael K. Nichols.


Minor White, Utah, 1962. É talvez o melhor exemplo de abstração natural na fotografia da história. Demonstra claramente o poder das formas naturais para estimular o pensamento, emoção e reflexão.


Nick Brandt.


Paul Nicklen.

Paul Nicklen, 2006.


Peter Dombrovskis, Tasmania, 1979.


Tom Mangelsen, Canadá, 1989. Dança Polar.

William Anders, dezembro de 1968. Quarenta e dois anos atrás, o mundo olhou para o céu para ter uma visão única do nosso planeta. Esta foto foi feita da Apollo 8. Era a primeira foto mostrando como é a Terra olhando-se do espaço. Sem duvida, essa foto mudou para sempre a perspectiva humana do nosso planeta.


David Muench, Illinois, 1985. Um nascer do sol de outono através da névoa e dos troncos das arvores.


Mitsuaki Iwago, Tanzania.


Robert Glenn Ketchum, 1998.


Jack Dykinga, Arizona, 1992.


Eliot Porter, New Hampshire, 07 de outubro de 1956.


Steve Winter, Junho de 2008.


Eliot Porter, Arizona, Maio de 1959. Aqui Porter isola um beija-flor em um close incrível.


Edward Weston, 1936.

3 comentários: